Comunidade Local dos Baldios de Carvoeiro
No coração da Serra da Padela e situada a 445 metros de altitude ergue-se a Capela de Sta. Justa que coincide com um excelente miradouro onde se pode observar grande parte do Vale do Neiva avistando-se, também, a cidade de Braga. Há registos datados de 1659 dizendo que se “reformou a ermida de Santa Justa de madeira, telha e cal e pintaram-se de novo as duas imagens que nela estão”.
Santa Justa é advogada dos males da pele e os seus devotos ofereciam-lhe frangos, de preferência de penas brancas. Para chegar a Sta. Justa pode deslocar-se por Carvoeiro pela estrada de alcatrão que atravessa o Baldio, por Portela de Susã ou por Geraz do Lima em estradas com bom piso.
Por baixo do adro da capela existe um café com esplanada e casas de banho públicas.
O Parque de Merendas de Santa Justa, localizado nos arredores da Capela de Santa Justa, oferece um ambiente agradável e bem equipado para momentos de lazer ao ar livre. O espaço conta com seis mesas novas, idênticas às do Parque de Valinhas, com a possibilidade de adicionar mais três mesas em um patamar superior.
A construção do telheiro foi realizada em conformidade com seis critérios estabelecidos pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta, que incluem:
Todos os requisitos foram devidamente cumpridos, garantindo a segurança e a qualidade do espaço.
O Conselho Diretivo do Baldio de Carvoeiro assinou no verão de 2019 um protocolo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo para a instalação de uma Estação Meteorológica Automática (E.M.A.) junto à capela de Sta. Justa. A E.M.A. da Padela monitoriza em permanência a Temperatura do Ar, Humidade Relativa, Pressão Atmosférica, Pluviosidade, Vento (velocidade e direção) e Radiação Ultravioleta, dados que estão acessíveis à Proteção Civil Municipal.
A cerca de 500 metros da capela de Sta. Justa, para poente, pode-se visitar dois miradouros:
- Miradouro para o Vale do Neiva
(foto de Jaime Pereira)
- Miradouro para o Vale do Lima